O MTG

O Movimento Teatro de Grupo de Minas Gerais, MTG, é uma associação que tem como principal objetivo defender os interesses de grupos teatrais a partir de uma atuação artística, política e cultural. Foi fundado no final de 1991, pelos grupos mineiros: Armatrux Grupo de Teatro, Grupo Galpão, Cia. Absurda, Cia. Elétrica de Artes Cênicas, Cia. Sonho e Drama (atual ZAP 18), Grupo Oficcina Multimédia, Grupo Teatral Encena, Grupo de Teatro Kabana, Grupo Teatro de Boneco Patati & Patatá e Grupo Teatro Andante. A Associação objetivava a revitalização do teatro de grupo em Belo Horizonte através de propostas para uma atuação mais efetiva desse segmento. Para isso adotou duas diretrizes básicas:
  • Articulação Político-cultural: Atuação junto aos órgãos públicos para garantir o fazer artístico em Minas Gerais e a descentralização dos bens culturais.
  • Atuação Artística: Troca de experiências entre os grupos e promoção de eventos de intervenção cultural.

Em janeiro de 1992 o MTG lançou o documento “Em busca do tempo perdido” que denunciava a situação das artes cênicas em nosso estado e o descaso dos governantes e entidades de classe para o trabalho dos grupos teatrais.

Dando continuidade a sua atuação como entidade de representação de grupos teatrais a Associação conquistou representação na comissão de avaliação de concorrência para ocupação dos teatros públicos, na avaliação de projetos da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, incluindo o Prêmio Cena Minas, e representação na concorrência para a extinta Mostra de Teatro Infantil do Teatro Marilia.

A preocupação com o fazer artístico e a promoção da cultura levou o Movimento a se tornar em 1996 co-realizador do FIT – Festival Internacional de Teatro de Belo Horizonte, a convite da Secretaria Municipal de Cultura. Essa parceria se manteve até 2002 sendo o MTG responsável pelos chamados “Eventos Especiais”: Dia D, La Cena e o Bar Estação em Movimento.

Em 2001 nasceu o “Estação em Movimento” que objetivava a formação de público, a exibição de produções recentes das companhias associadas ou não, exposição de materiais cênicos dos grupos e o intercâmbio entre os participantes. Com o passar dos anos o evento se fortaleceu e ganhou destaque como mostra teatral de grupos.  Até o momento a última edição foi o da  5º que aconteceu em 2009 na cidade de Uberlândia.

Outro evento criado foi o “Minas de Grupos” em 2005, que sempre conta com a participação de vários grupos do estado no intuito de descentralizar as ações do MTG. O evento promove o intercâmbio de grupos, a discussão de políticas culturais vigentes e a potencialidade dos grupos do interior.

Desde sua fundação o MTG registra suas atividades e pensamento político-cultural através da Revista Ensaio Aberto, que está em sua 6ª edição, e do Jornal do Movimento.

Atualmente, a Associação é composta pelos seguintes grupos:

Abaixo segue informações detalhadas de como participar do MTG


==> Para registrar seu grupo junto ao MTG, baixe esse formulário e envie no e-mail: mtg.minas@gmail.com

Embora o foco do MTG esteja na mobilização e troca entre os grupos na tentativa de solucionar problemas políticos e dificuldades coletivas, existem duas categorias de participação ao Movimento Teatro de Grupo de Minas Gerais (MTG):
Os Associados: São os grupos de Teatro que contribuem com a anuidade de R$ 150,00 por grupo e possuem direito preferencial nas ações culturais e projetos do MTG; como por exemplo: utilização do espaço da sede e sua infra-estrutura, direito à uso do CNPJ do MTG para envio de projetos culturais, inclusão no Portfólio dos Associados que será constantemente apresentado a produtores de festivais e entidades artísticas, divulgação no blog do MTG da logo do grupo com link direto a rede virtual, ocupação em cadeiras representativas do Movimento e demais assuntos de abrangências executivas.
Os Apoiadores: São os grupos que participam da rede movimento do MTG, participam de ações oferecidas pelo Movimento, mas não tem responsabilidade de pagamento de anuidade bem como seus benefícios.
Ambas as categorias usufruem do direito da participação e divulgação de eventos no Blog do MTG, na Página do Facebook, no grupo de e-mail da Rede Movimento, no grupo do Facebook e no grupo do WhatsApp. Se você ainda não tem acesso a todas essas ferramentas, siga as instruções:
Para participar do grupo de E-mails da Rede Movimento - MTG: Acesso o link e procure pelo botão azul "Entrar no grupo". Antes de confirmar a entrada no grupo, fique atento as informações do e-mail usado para a associação: e da Preferência de entrega de e-mails. Para que possa receber todos os e-mails do grupo na sua caixa de entrada aconselhamos selecionar a opção Receber notificação a cada nova mensagem (menos de uma por dia).
Para participar do grupo Rede Movimento - MTG no Facebook: Solicite a participação neste link.
Para participar do grupo Rede Movimento - MTG no WhatsApp: Utilize esse link convite: chat.whatsapp.com/Ei2tV6xb2YL6fa5G59r8wl
Para ter permissão de postar com a Página do Facebook; MTG - Associação Movimento de Teatro de Grupo de Minas Gerais: Entre nela e solicite para ser autor da página através do envio de uma mensagem.
Para ter permissão de criar postagens no Blog do MTG: Nos envie uma mensagem com um e-mail de conta Google para que possa ser enviado o convite para ser autor da blog.
Obs.: Caso tenha alguma dificuldade em participar de algumas das redes virtuais acima, entre em contato conosco pelo e-mail: mtg.minas@gmail.com